Skip to content
fevereiro 28, 2011 / Sâmia

Brownies com doce de leite – de comer de joelhos!

Desde o dia em que vi o post sobre o Brownie com Doce de Leite no Technicolor Kitchen, prepará-lo virou uma obsessão. Porém, ao mesmo tempo, veio o medo de não saber fazê-lo direito. Pra quem não sabe, tenho em meu curriculum poucos sucessos no quesito bolos e afins… Na verdade, tirando o Bolo de Chocolate sem farinha, não tive nenhum outro resultado 100% bem sucedido! Agora, imagina depois de ver esta foto no blog da Patrícia se eu resistiria em prepará-los na minha cozinha? NOT!

Portanto, ontem, tomei coragem, comprei os ingredientes e arrumei a cozinha para recebermos os ilustres convidados. Ainda bem que tive a ajuda da minha irmã para preparar os brownies, pois a massa foi ficando pesada e, ao mexê-la, o braço foi cansando, cansando e pensei em desistir, mas fizemos um bom trabalho em equipe!

Não posso deixar de comentar que a massa, por si só, tinha um cheirinho de chocolate tão impressionante que me dava vontade de comer uma colherada ali mesmo.

A receita completa pode ser copiada diretamente daqui, mas já adianto que eu fiz o dobro e, mesmo assim, não obtive mais do que 20-25 pedaços médios.

Dá um look no detalhe do doce de leite misturado à massa. Não é de babar no teclado??

Durante todo o processo de preparação da massa, deixei o forno pré-aquecendo em 175°, conforme indicado na receita. Como não havia menção à outra temperatura, mantive a mesma intensidade durante o processo de cozimento da massa. Com isso, o tempo de cozimento passou de 1h, sendo que a receita dizia de 35-45 minutos!

Mas aqui tive alguns problemas para os quais não achei resposta ainda, porém tenho palpites… O brownie ficou com cara de brownie (quero dizer, molhadinho e cremoso) no meio da assadeira somente. As laterais e o fundo ficaram secos, com algumas partes inclusive queimadas, o que me fez cortá-las fora para não prejudicar a parte boa… Ou a grade do forno estava muito baixa, ou a temperatura muito alta, ou fiz uma quantidade muito grande para o tamanho da assadeira… Não sei até hoje o que aconteceu, mas a bagunça na cozinha foi grande!

Esta foi minha primeira tentativa, mas vou compreender como funciona meu forno e fazer estes brownies novamente, pois eles são divinos! Mesmo com os percalços no caminho, dias depois a travessa abaixo estava completamente vazia…

Apesar da confusão, o resultado foi de babar. LITERALMENTE! Acho que a longa espera por vê-los prontos ajudou no veredicto, mas não consigo descrever quão delicioso é morder um pedaço do brownie e achar doce de leite quentinho ali… Sem falar no cheiro de chocolate que se espalhou pela casa e nos deixou aguando por mais de uma hora!

6 Comentários

Deixe um comentário
  1. Marcos / fev 28 2011 9:32 pm

    será que não seria interessante ter uma forma com fundo triplo para não queimar?

    • Sâmia / fev 28 2011 9:36 pm

      Oi Marcos!

      Tu podes ter razão sim! Porém, não conheço esta forma com fundo triplo, como é?

      Obrigada por passar aqui!

  2. Ligia Ghizi / fev 28 2011 9:36 pm

    Noooossa, Sâmia!

    Esse post está de chorar, de gritar, de surtar!

    Isso porque sua narrativa está espetacular, na medida em que vamos imaginando o que foi fazer essa receita, e tentando sentir o cheirinho que diz ter ficado pela casa, e acredito!
    E depois, ao ver as fotos, putz! que maldade! Só nos resta ir comprar os ingredientes, e partir para o ensaio (e erro, que fatalmente, a sem jeito aqui, cometerá).

    Estou adorando seu blog! Já li, embora não tenha feito comentários, sobre a “sua” salada grega. Que maravilha também. Aguei, babei, salivei, espumei, e outros verbos líquidos no pretérito perfeito (o seu, porque o meu foi mais do que imperfeito, por não ter comido isso…).

    Você é craque mesmo, heim?
    Que dupla, meu Deus! Você e Diego! E ele ainda dando o coaching para os vinhos!
    Um super parabéns pra você!
    Beijocas.

    • Sâmia / fev 28 2011 10:10 pm

      Ligia!!!

      Eu devia estar acostumada com teus posts cheios de detalhes e observações, pois os vejo sempre lá no Destemps… Mas te ver aqui no Devaneios… Fico muito feliz!!!

      Os brownies ficaram uma delícia mesmo, agora, que trabalheiraaaa!! Preciso praticar mais, pois fico super atrapalhada ainda! Hehehe…

      Bom, obrigada pela presença e entusiasmo. Isso é um super incentivo pra mim!!

      Bjos

  3. Chris Pereira / mar 1 2011 5:41 am

    Marie, que delicia de blog!!! Serei leitora assidua nao somente para babar nos posts gastronomicos, mas também para reviver nossos momentos na cidade luz🙂
    Beijos enoooormes

    • Sâmia / mar 1 2011 8:47 am

      Marie!!!

      Bastou colcoar “Chris Pereira” e eu não soube te identificar num 1º momento…

      Que bom que gostou, Marie! Botei a criança no mundo, agora é só fazê-la crescer, hein?!

      Passa sempre por aqui que relembrarás de várias coisas de Paris comigo!

      Bjos cheios de saudade

Deixe uma resposta

