Skip to content
março 1, 2011 / Sâmia

École de Gastronomie Lenôtre – uma aula à francesa

Um dos melhores aspectos de morar em Paris é a diversidade gastronômica da cidade luz… E além de se comer muito bem na cidade ainda é ali que estão algumas das melhores escolas de gastronomia do mundo.

Assim sendo, lááááá no final de 2007, a empresa na qual eu trabalhava nos presenteou com uma “aula-jantar” na, nada mais nada menos, École de Gastronomie Lenôtre. Se não bastasse ser a tal escola, ela ainda fica localizada na Avenue des Champs Élysées que estava coberta pelas luzes de Natal!

Quando chegamos, o espaço para a aula já estava pronto, assim como a mesa do nosso jantar que seria preparado por nós mesmos (com uma mãozinha poderosa do Chef!).

O Chef ficava o tempo todo em ação. Ora preparando os pratos calma e detalhadamente em frente aos nossos olhos…

Ora nos dando instruções e revelando alguns segredinhos!

Bom, passamos ao que interessa, pois depois de um dia cheio de trabalho e uma preparação que durou mais de hora, estávamos todos morrendo de fome! Nosso Chef dando os últimos retoques nas entradinhas…

A entrada da noite foi um Effiloché de Crabe Agrume et Crème de Petits Pois que se trata de uma pastinha de caranguejo acompanhada por um creme de ervilhas – uma delícia! Era uma entrada bem leve com um gostinho cítrico de laranja e grapefruit que se misturava ao do caranguejo… Pra arrematar, tinha aquele crostini de parmesão! Não esquecendo a cesta com diversos pães caseiros que estava na mesa, mas infelizmente, não deu tempo de fotografá-la…

Como prato principal tivemos um Grenadin de Veau Fermier au Sauce Verjus et Fricassé de Champignons – vitelo ao molho de verjus e fricassé de champignons. A carne que estava ao ponto e super macia vinha com esse tal molho verjus, um molho ácido de uvas com limão e especiarias. Sem falar que os champignons (ali tinham 5 tipos misturados!) davam um toque todo especial ao vitelo e vinha um purê acompanhando o prato.

Já a sobremesa era uma Transparence Tiramisu aux Fruits de Saison (Tiramissú com Frutas da Estação) – bom, chegamos ao que interessava! Essa sobremesa me pegou de jeito… E olha que eu torço o nariz quando o Tiramissú não é aquele tradicional, mas esse aí tava de se deliciar! As frutas da estação utilizadas, se não me engano, foram manga, kiwi e algumas groselhinhas e a calda era de framboesas! Além do biscoitinho de amêndoas dando o toque final.

Sem dúvida, depois de 3 horas entre a cozinha e a mesa da Lenôtre, terminamos a noite  de barriga cheia e alma lavada… Uma aula de gastronomia e cultura francesa! Une expérience inoubliable!

PS: Se não bastasse a experiência maravilhosa, ainda saímos de lá com sacolas de presentes da Lenôtre:  uma avental personalizado com nosso nome, um livro de receitas, um marcador de copos, um abridor de vinho… Tudo exposto orgulhosamente na minha cozinha!

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. Deborah / mar 14 2011 1:32 pm

    Olá Sâmia.
    Adorei o seu blog!
    Que delícia deve ter sido essa sua noite… Um sonho pra qq um!!!!
    Voltarei sempre!
    Bjs

    • Sâmia / mar 14 2011 1:37 pm

      Oi Deborah!

      Que bom que gostou, pode voltar quando quiser!🙂

      Esta noite foi realmente muito especial, apesar de eu ter percebido que ainda tinha um loooongo caminho a traçar no quesito gastronomia.

      Dei uma olhada rapidinha no teu blog e achei super legal! Vou voltar com calma pra aproveitar cada cantinho dele.

      Bjos,
      Sâmia

Trackbacks

  1. Depois de uma semana longe, bruschetta com pimentões assados e conchiglione de frango « devaneios à francesa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: