Skip to content
abril 30, 2011 / Sâmia

Um final de semana na Bourgogne

A França é conhecida por seus champagnes e vinhos. As rotas normais para degustação destes produtos são as regiões de Reims e Bordeaux, devido à presença de produtores como Veuve Clicquot e Château Margaux, entre tantos outros.

Porém, há uma outra região, não tão badalada, mas que produz espumantes e vinhos de muito boa qualidade, chamada Bourgogne. Distante umas 3 horas de Paris, você pode alugar um carro e curtir muito durante a viagem, pois as cidadezinhas no meio do caminho valem a pena!

Visitei a Bourgogne no inverno europeu, em novembro de 2007. Os dias estavam frios e ensolarados e aproveitamos para conhecer cidades como:

Auxerre

Chevannes

Ao chegar ao hotel, no estilo Chambre D’Hôtes, fofo e típico, chamado Château de Ribourdin, largamos as malas e partimos para o melhor que a região oferecia…

Suas degustações de vinhos! Como ninguém do grupo era especialista ou buscava uma vinícola específica, deixamos a intuição comandar nossas escolhas. Começamos pelos vinhos AOC de Coulanges La Vineuse, especialistas na fabricação de pinot-noir…

Depois, partimos para Irancy, outra comunidade produtora de vinhos de qualidade reconhecida internacionalmente. Ali, provamos aqueles da Cave de Daniel Renaud. A cada degustação, levávamos algumas caixas de vinho para casa!

No mesmo dia, ainda partimos para uma degustação de espumantes em Bailly, outra comunidade produtora da região da Bourgogne. Lá, a degustação foi dentro de uma caverna, preparada especialmente para esta atividade… Mais caixas de bebidas foram para dentro do carro!

Como uma chef viajava conosco, para finalizar o dia, que já tinha sido super especial, ela escolheu um dos restaurantes mais conhecidos da região, o La Chamaille, o qual também é pousada.

Restaurante reconhecido, com produtos frescos da região? Aproveitamos a ocasião para pedir foie gras de canard, agneau rôti, tarte aux pommes, entre outras delícias locais que nem tive tempo de fotografar, pois a fome do pessoal foi mais rápida que eu!

No dia seguinte, rumamos de volta a Paris com o carro cheio de boas lembranças, vinhos e espumantes da Bourgogne. No caminho de volta, ainda paramos para conhecer Vézelay, cidade histórica considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

Viagem incrível, paisagens intocadas, educação européia e vinhos deliciosos… Tudo junto em uma única região ainda pouco explorada pelo turismo mundial. Quer coisa melhor?

7 Comentários

Deixe um comentário
  1. BÁRBARA CAIADO TAHAN / maio 3 2011 10:58 am

    Ai coquette, seus post são tudo de bom! Que delícia, que saudade, que pratos maravilhosos! Adorei a inspiração! Bjs e saudades!!!!!

    • Sâmia / maio 3 2011 11:22 am

      Smuack!!!! Obrigada coquetitta! Saudades sempre! Bjão

  2. Daniel Dellandréa / maio 3 2011 11:00 am

    Adorei o roteiro, vou deixar anotado aqui para próxima visita a França … Abs

    • Sâmia / maio 3 2011 11:27 am

      Oi Daniel!!!

      Seu blog também é muito legal!! Aproveitem cada minuto nesta cidade linda e não deixem de explorar os cantinhos menos conhecidos – vão ter muitas boas surpresas!! Outra grande vantagem de Paris é que os passeios de final de semana podem ser para Normandie, Bretagne, Valle La Loire, Bourgogne, Bordeaux, etc… Algumas horinhas de trem e vocês já estão ns destinos.

      Vou visitar o blog de vocês para acompanhar esta viagem!

      Bjs,Sâmia

  3. Fabi / maio 10 2011 8:31 am

    Amiga, que saudade dessa viagem maravilhosa! Ótima companhia, ótimos programas, cidades encantadoras… com certeza uma das melhores que fiz.
    Lembras que visitamos Chablis também?

    Um dia rodaremos novamente pela França. Beijos!

    • Sâmia / maio 10 2011 8:43 am

      Oi chef! Que viagem neh?!

      Lembro de Chablis sim, mas achei que estava longo demais e acabei deixando para um próximo post… Heheheh.

      Bjão

  4. Fabi / maio 11 2011 8:17 am

    Oba, mais sessão nostalgia a caminho… adoro!
    Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: