Skip to content
maio 8, 2011 / Sâmia

Mini Madeleines – um carinho em miniatura

Ganhei um livro fofo da querida Glaura, mais conhecida como Sra. Antônio Gornatti, o qual trazia receitas doces e salgadas de mini madeleines, O livro da Cook Lovers me inspirou a preparar estas belezinhas para o Dia das Mães… Minha mãe e minha sogra com certeza iriam adorar!!

As receitas são super simples e fáceis de fazer, não requer que você seja uma boulangère. Acho que foi por isso que fiquei tão animada e escolhi 2 receitas de mini madeleines doces. Para a massa-base são necessários: 2 ovos, 150g de açúcar, 150g de farinha de trigo peneirada, 1 colher (café) de fermento, 125g de manteiga em temperatura ambiente e 2 colheres (sopa) de leite.

A primeira mistura foi com chocolate amargo. Aqui usei 100g de chocolate Callebaut 50% cacau.

A preparação também é simples. Você faz esta receita cantando!! Bater os ovos e açúcar até obter um creme claro. Depois, acrescentar, aos poucos, a farinha e o fermento. Após, misturar a manteiga e o leite. Neste momento, você coloca o ingrediente-chave também (neste 1º caso, o chocolate em pedacinhos). Deixar a massa 30 minutos na geladeira. Passado este tempo, untar as forminhas e preencher os espaços com a massa. Pré-aquecer o forno a 220° e colocar a massa de 3-4 minutos nesta temperatura e, após, reduzir para 180° e deixar por mais 5-6 minutos.

A receita inteira rendeu 60 mini madeleines. Aqui, recém tiradas do forno!

Como era Dia das Mães, achei que seria carinhoso preparar uma caixinha para minha mãe e minha sogra. Decorei com guardanapo de coraçõezinhos e fechei a caixinha!

A segunda tentativa foi com geléia de frutas vermelhas e pedacinhos de morango. Usei a mesma massa-base só que adicionei os morangos desidratados e picados à mistura e deixei na geladeira por 30 minutos.

Para rechear com geléia, é necessário um pouco de paciência, pois é recomendado colocar meia colher de café de massa na forma, uma pequena porção de geléia e, então, cobrir com mais meia colher de café de massa. Paciência não é uma qualidade minha, portanto, olha a bagunça que consegui fazer…

Porém, o resultado foi bonitinho mesmo assim. Não tô dizendo que esta receita é pra qualquer uma fazer sucesso na preparação daquele chá da tarde?!

Para esta segunda receita, fiz metade da quantidade e, ainda assim, tive 40 mini madeleines.

Não preciso nem comentar que, ao tirar do forno, as madeleines se derretem de tão fofas e é bom esperar um pouquinho para desenformá-las, mas quem resiste?

Aproveito para desejar um Feliz Dia das Mães para minha tão especial mãe, que é uma das mulheres mais admiráveis que conheço!

14 Comentários

Deixe um comentário
  1. Sandra e Paulo / maio 8 2011 10:12 pm

    Fui presenteada com uma surpresa irresistível, saborosas madeleines, fofas e delicadas no ponto certo. Teu pai e eu adoramos as de geléia com morangos, comemos morninhas junto com meu chá noturno. A combinação foi ótima. Fico encantada com esta pequena paixão pela cozinha que estás desenvolvendo, é “bem de família”, tu tens a quem puxar… Vou esperar a próxima delícia! Beijos de mamãe.

    • Sâmia / maio 9 2011 9:58 pm

      Que bom que gostaram!!! Foi feito com muuuuito carinho!

      Bjos

  2. Isadora Torresini / maio 9 2011 9:49 pm

    Quero madeleines já!!! =D

  3. Sâmia / maio 9 2011 10:00 pm

    Acabou…😦

    Amanhã, farei mais!

  4. Sandra e Paulo ( papis / maio 9 2011 10:01 pm

    Madeleines fofinhas,suaves e levemente amornadas é tudo de bom! Adoramos as com recheio de geléia de morango,teu pai e eu saboreamos no chá noturno. Cada vez nos surpreendes mais com tuas habilidades culinárias;este teu dom tem história familiar…

  5. Marina Balestreri / maio 18 2011 10:18 am

    amiga… que coisa mais fofa… está lindo e parece mtoooo gostosinho

  6. Sâmia / maio 18 2011 12:59 pm

    Mah!

    Ficou uma delícia mesmo. Mas espera o post de hoje à noite pra babar de verdade!!

    Bjos

  7. Camila Schaedler / jul 2 2011 10:20 pm

    Sâmia, que lindas!
    Fiquei doida pra fazer agoraaa!🙂
    As tuas forminhas foram compradas aqui?
    Beijao!

    • Sâmia / jul 3 2011 4:58 pm

      Camila!!! Td bem?

      Olha só, as forminhas vieram junto com o livro que a Glaura me deu… Tipo um “pacote madeleines”!

      Mas acho que tu encontra separado tbém… Nessas lojas especializadas.

      Esta receita é muito delícia!!!

      Bjoss

  8. Camila Schaedler / jul 5 2011 2:37 pm

    Gracias, Sâmia.
    Vou procurar por aqui, mas por via das dúvidas já encomendei pra minha amiga que mora na França🙂
    Beijos!

    • Sâmia / jul 5 2011 6:19 pm

      Phyna!!!!

      Depois vou querer provar estas madeleines “fait à Paris”, hein?!
      Bjão

  9. Ana Clara / dez 3 2012 2:24 pm

    Conheci seu blog hoje e já estou surpresa! Ganhei um livro igual ao seu com uma forma de silicone rosa. Adoro provar comidas novas e desde que ganhei o livro, nunca preparei uma Mini Madeleine, mas esses dias estava planejando fazer uma fornada de Mini Madeleines. Meu livro está na casa de um tio então, para me adiantar pesquisei logo na Internet. Mini Madeleines são deliciosos biscoitinhos franceses com textura de um bolo fofo e com um sabor incrível! Parabéns!

Trackbacks

  1. Mini Madeleines de Doce de Leite – graaande no sabor! « devaneios à francesa
  2. Da série: o que fazer com tanto chocolate da Páscoa? Mais chocolate! « devaneios à francesa

Deixe uma resposta

