Skip to content
maio 22, 2011 / Sâmia

Muffins banana e mel – como pequenas almofadas comestíveis

Numa terça-feira qualquer cheguei em casa e vi que tinha banana, mel e gotas de chocolate no balcão da cozinha. Aí pensei o que poderia fazer com aqueles ingredientes e uma única coisa me veio à cabeça: muffins!!

Porém, como d’habitude, não tinha a menor idéia de quantidades de farinha, ovos, açúcar, etc. Lá fui eu atrás de inspirações e, novamente, me deparei com uma receita de muffins de banana e avelãs no Technicolor Kitchen. Tratando-se de boulangerie da Patrícia, pode ir sem medo que sempre é algo delicioso. E foi assim que eu me joguei na preparação dos muffins!

Modifiquei um pouco os ingredientes, para adaptar àqueles que tinha em casa, e utilizei:

– 3 bananas amassadas

– 5 col (sopa rasa) de mel

– 50g de chocolate ao leite Callebaut sabor mel

– ¾ xíc de açúcar

– 1/3 xíc de manteiga sem sal, derretida e fria

– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

– 1 colher (chá) de fermento em pó

– ½ colher (chá) de sal

– 1 ½ xíc de farinha de trigo peneirada

– forma para muffins

– forminhas de papel tamanho grande

O preparo é rápido e simples. Antes de tudo, pré-aquecer o forno a 190°C. Pra começar, você mistura os secos – farinha, bicarbonato, fermento e sal – em uma tigela. Após, mistura os úmidos (banana, mel, manteiga e o açúcar). Então, adiciona os secos à mistura úmida. Depois, basta separar a massa nas forminhas, em torno de ¾ da altura, e adicionar as gotas de chocolate por cima. No meu caso, foram algumas por cima e outras no meio, quase como um recheio. Asse por mais ou menos 20 minutos.

A receita original da Patrícia rendeu 14 muffins, mas como sou exagerada e enchi minhas forminhas com a massa, só tive 9 muffins enormes e fofos como resultado.

Precisei tirar uma foto do muffim “destroçado” pra vocês terem uma idéia de quão macios, apetitosos e grandes eles ficaram.

5 Comentários

Deixe um comentário
  1. Patricia Scarpin / maio 23 2011 9:06 am

    Que fofinhos! E adorei a sua adaptação – chocolate e banana combinam lindamente!

  2. Sâmia / maio 23 2011 10:18 am

    Patrícia!

    Que honra ter você por aqui…

    Realmente, estes muffins ficaram super fofos! Nem eu acreditei… Heheh

    Bjs!

  3. Isadora Torresini / maio 23 2011 5:07 pm

    Mais uma vez estou aqui, pois como a cobaia oficial (não estou reclamando!), provei os muffins…
    Não só provei, como acabei com eles durante a semana!
    Ficaram muuuuuito bons! Realmente beeem fofinhos!
    E os muffins que as gotas estavam dentro, ficaram melhores ainda! =D

    • Sâmia / maio 23 2011 8:28 pm

      Oba!!! Concordo que ficaram de-li-ci-o-sos!

      Bjs

  4. Cintia A. S. Sevaux / maio 23 2011 9:15 pm

    Ai menina que fofinhos esses muffins!!parecem deliciosos!!! são tão comfort food !!! Adoro as receitas da Paty, esse fim de semana fiz um brownie adaptado de uma receita dela q ficou divino, sempre que quero fazer um cookie,brownie ou muffin é lá que acabo parando…não tem erro…e adorei essa versão!!! bjinhos!!!

Deixe uma resposta

