Skip to content
agosto 8, 2011 / Sâmia

Bolo de Caneca da Amélia – vemnimim!

Meninas, preciso compartilhar minha mais nova mania: bolo de caneca!

Eu já tinha muito ouvido falar dele, mas nunca tinha tentado fazer em casa. Numa noite preguiçosa dessas, me bateu a vontade de comer bolo e nenhuma disposição para a função “bolística”. Então, lembrei que minha mãe tinha me dado a receita do bolo que a Amélia prepara lá em casa pra ela…

Ingredientes: 1 ovo, 4 col. sopa de leite, 3 col. sopa de óleo, 2 col. sopa rasa de chocolate em pó, 4 col. de sopa rasa de açúcar, 4 col. de sopa rasa de farinha de trigo peneirada e 1 col. café de fermento em pó.

Em uma caneca de 300ml ou mais, bata o ovo com o açúcar. Acrescente o óleo, o chocolate e o leite e bata mais um pouco. Depois, junte a farinha e o fermento e bata novamente. Leve a caneca ao forno microondas por mais ou menos 3 minutos (depende da potência de cada forno).

Eu levei um susto com o quanto este bolo cresce enquanto cozinha no microondas!!

Uma dica: quando terminado o tempo de cozimento não espere para comer, pois ele não fica fresquinho por muito tempo. E nem pensar em deixar de um dia para o outro, pois ele endurece pra caramba! Este é um bolo de momento!

O bom desta massa é que ela é rápida de preparar e versátil, pois o chocolate em pó pode ser facilmente substituído por outro ingrediente de sua preferência, como: nozes, raspas de limão, côco, etc.

A aparência do bolo ao ser retirado da caneca é, no mínimo, hilária! Além disso, a receitinha cumpre o seu papel e acompanha muito bem uma xícara de café com leite…

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. DIDIANE / ago 9 2011 9:29 am

    Gosto muito de fazer bolo mas nunca fiz de tipo mas agora fiquei curiosa pra saber como e a testura dele ! Vou fazer !!! Bj

  2. Renata Queiroga / ago 9 2011 11:53 pm

    Oi Lela,

    Que bela ideia.
    Estou pensando com minha irmã no tema do niver de minha sobrinha – “Chá da Minie”. Logo, vc me deu uma excelente ideia. Um bandeja desses bolos. Pensei em fazer na xícara o que vc acha. Tenho uma outra receita de bolod e xícara. Vou testar a sua…

    • Sâmia / ago 10 2011 8:24 am

      Oi Renata!!

      Que bom que você gostou! Pode ser bem legal mesmo, servir os bolos em mini-canecas!

      PS: Vc deve ter me confundido com a Lela dos Destemperados! Heheheh

      Bjos

Deixe uma resposta

