Skip to content
agosto 16, 2011 / Sâmia

Pudim de Leite Condensado – repartindo um tesouro de família

Este pudim é adorado por todos lá em casa! Minha mãe e meu pai preparam o pudim a 4 mãos. De verdade! Minha mãe faz a mistura e meu pai carameliza a forma. No mínimo, romântico!

A receita foi dada por uma amiga da minha mãe há anooooos e fica guardada num livro que já é relíquia. Em homenagem ao Dia dos Pais, decidi preparar, sozinha, este pudim especialmente para meu pai Paulo.

O tal pudim tem tanto mito em volta que nem sei se deveria estar aqui contando como prepará-lo, mas a verdade é que é MUITO FÁCIL de fazer!

Separe seu liquidificador e bata, por alguns minutos, 2 latas de leite condensado, 8 gemas e 1 medida da lata de leite. E só! (o problema é decidir o que fazer com as claras depois!!)

Na minha opinião, a parte mais chata mesmo é fazer a calda, pois você precisará despejar 1 ½ xícara de açúcar numa forma de pudim e colocá-la no fogo para caramelizar. Neste momento, nada de colheres de metal para mexer! O melhor mesmo é segurar a forma com um alicate e ficar girando-a até que o açúcar se torne uma calda marrom-dourado e se grude  por todos os lados da forma. Quando atingir este ponto, despeje a mistura do pudim e tampe.

O cozimento se dá em banho-maria por uma hora. Então, encha uma panela, maior que a forma utilizada, com água até a altura de 4-5 dedos e coloque a forma do pudim dentro. Ao iniciar a fervura da água, conte 1 hora.

Retirar do fogo e deixar esfriar na geladeira de um dia para o outro. Difícil resistir à tentação!!

No dia seguinte, retire da geladeira, tire a tampa da forma e passe uma faca, delicadamente, nas laterais para se certificar que o pudim está solto da forma. Coloque uma travessa grande, de ponta cabeça, sob a forma segurando firme. Então, vire a travessa para a posição normal junto com a forma e deixe o pudim ir se soltando normalmente.

A sobremesa está pronta para ser servida!

O melhor deste pudim, e que lembra muito minha infância, é a cremosidade do seu interior. Como sugestão, corte uma fatia generosa, pegue uma colher e raspe a fatia do pudim devagar e coloque na boca… Você vai desejar que o mundo pare  só para  que aquela colherada do pudim não acabe nunca mais!

12 Comentários

Deixe um comentário
  1. Cintia A. S. Sevaux / ago 17 2011 9:02 am

    Olá Sâmia!!transmissão de pensamentos , hein?!!Eu também fiz pudim no meu último post, mas fiz a versão tradicional, que é um dos poucos doces que meu pai come…Adorei essa receita, deve ficar supercremosa,além do lindo resultado!!!!bjinhos!!!

    • Sâmia / ago 17 2011 12:03 pm

      É muuuuito bom, neh Cíntia!

      Eu gosot de todos, mas esse é todo especial mesmo… Vou lá olhar seu post!

      Bjos

  2. Isadora Torresini / ago 17 2011 7:30 pm

    Oh nãããããããão! O segredo de família jogado na internet assim não!!! heuheuheuhe
    Dramas a parte, sem dúvida, esse é o melhor pudim ever!!!😀
    Um dos únicos que eu como! E repito! E repito! …

  3. Luis Carlos / ago 18 2011 8:32 pm

    As fotos estão maravilhosas, acredito que o sabor deveria estar uma delícia. Acabou, portanto o segredo de família? Será?
    Em tempo: “samia pudim” –> o Google busca teu blog.

    • Sâmia / ago 19 2011 9:27 am

      Aeeee, finalmente tu aparece por aqui, Luis Carlos!! Obrigada pela visita!

      Agora, “samia pudim” é pra acabar com a minha reputação, hein?! Valeu Google!

  4. Gabriela Vargas / ago 19 2011 4:59 pm

    Esse é o tal pudim que é igual ao do Transamérica???

    Vou copiar certooooo!!!!

  5. Marcel / ago 20 2011 9:45 pm

    Hahahahahahaha, pior que aparece o dito cujo kkkk. Sâmia,pudim. Mas muito bonito ele, valeu a pena ter postado mesmo, quero uma prova…..abraço

    • Sâmia / ago 22 2011 10:33 pm

      “Sâmia pudim” rendeu algumas poucas visitas ao site (ainda bem!). Acho que só a família Araújo resolveu me sacanear…

  6. Eugenio / set 28 2015 12:46 pm

    Foi muito bom mesmo foi pena que todos gostaram 🍹

Deixe uma resposta

