Skip to content
agosto 28, 2011 / Sâmia

Mini Madeleines salgadas para o lanche da tarde de domingo

O domingo já é um dia “meio cinza” pra mim, mesmo quando faz um lindo sol na rua. Se chover então, só consigo pensar em cama, TV e comida. Heheheh. E não é que hoje amanheceu exatamente assim, cinza, chuvoso e frio!

Na mesma hora, lembrei do meu livro de receitas de mini madeleines para recuperar o humor que já estava passando do bom para o mau…

Mas para variar, pela primeira vez, escolhi uma receita de madeleine salgada. E melhor, escolhi não, adaptei! Mini madeleines de bacon com queijo.

Os ingredientes da massa base: 100g de farinha de trigo, 2 ovos, 3 col. café de fermento, sal e pimenta a gosto, 2 col. sopa de azeite de oliva, 20g de manteiga derretida, 3 col. sopa de parmesão ralado, 4 col. sopa de leite, 1 col. café de Tabasco (opcional).

Nessa hora, você decide se quer acrescentar algum ingrediente que vai dar o sabor à sua madeleine. Eu piquei e tostei 30g de bacon, umas 3 fatias de queijo muzzarela e uma dezena de pimentas-biquinho. Misture todos os ingredientes à mão e deixe a massa descansar, por pelo menos 1 hora, na geladeira. (não agüentei esperar e deixei só uns 15 minutos!)

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220° e vá despejando a massa em forma untada – como são mini madeleines, o conteúdo de massa por buraquinho não é mais do que uma colher de café. Depois, coloque no forno por 3-4 minutos, reduza a temperatura a 180° e deixe mais 5-6 minutos. Retire e sirva quente.

As madeleines salgadas ficam mais branquinhas que as doces, parecendo uns bolinhos. Até sugiro servir como belisquete com uma salpicada de sal gourmet.

Também, como opção, é servi-las como acompanhamento de uma salada verde. Para temperar, uma colherada de mostarda à l’ancienne.

Tentei, com ajuda da sister, a mostrar como o queijo fica puxa-puxa enquanto ela está quentinha…

O melhor desta receita é que você pode adaptá-la às suas vontades e aos ingredientes que tem na sua casa. Pode-se colocar ervilha, presunto cru, temperinhos, pistache, queijos, etc.

Rendeu 32 madeleines.

5 Comentários

Deixe um comentário
  1. Cintia A. S. Sevaux / ago 28 2011 1:39 pm

    Ah eu comprei esse livrinho de mini-madeleines, é muito bom mesmo!!e as forminhas?? um mimo!!!ainda não fiz as salgadas, boa dica!!!bjinhos e bom domingo!!!

    • Sâmia / ago 28 2011 1:41 pm

      Comprou, Cíntia?! É muito prático, neh?!

      E realmente, as forminhas são umas fofuras!!

      Bjão

  2. DIDIANE / ago 29 2011 3:47 pm

    Oi Sâmia qual e o nome desse livro eu ñ tenho nem um livro de madeleines que MUITO comprar me manda o nome !!! BJS

  3. Samia / ago 29 2011 11:37 pm

    Oi Didiane!! Você encontra o link do livro no primeiro post q fiz sobre as madeleines: https://devaneiosafrancesa.wordpress.com/2011/05/08/mini-madeleines/. Vale muitooo a pena a compra, e vc ainda ganha 2 formas de silicone! Bjo

  4. Sandra e Paulo ( papis / set 5 2011 11:09 pm

    Filhota! Madeleines salgadas? Confesso que não conhecia. Lembro das deliciosas madeleines francesas saboreadas com um bom café, mas estas que fizeste é de dar água na boca ,recheadinhas … me parecem muito mais deliciosas, Beijinhos. Mammy

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: