Skip to content
abril 9, 2012 / Sâmia

Cenas de uma Pseudo-Confraria Gourmande

Quando me reúno com amigas que têm as mesmas paixões que eu – cozinhar, comer e beber – a noite está garantida! Pois, foi em uma destas noites que decidimos organizar uma pseudo-confraria, sem compromisso ou regras, que nada mais é do que uma desculpa para nos encontrarmos mais frequentemente e colocar nossas mãos na massa.

Para começar, som na caixa e vinho na taça, porque ninguém gosta de cozinhar no silêncio ou com a garganta seca… Para a ocasião, fui numa loja de vinhos que adoro e pedi umas dicas (pq não entendo NADA de vinhos). A sugestão foi um vinho rose francês famosinho e um branco português que estava surpreendendo pelo ótimo custo-benefício.

Combinamos que cada uma pensaria em uma parte do jantar. Eu me encarreguei dos vinhos, a Marina ficou com a entrada e acompanhamento do prato principal e Luciê e eu ficamos de inventar um peixe diferente.

Como entrada, Marina preparou uma salada que nos deixou babando (e fotografando!) pelo sabor e colorido.

Tomates-cereja com queijo ricota em cubinhos. Alecrim frito. Amêndoas tostadas. Molho de aceto balsâmico sabor figo. De chorar de tão boa!

Outro close, pois merece.

O peixe escolhido foi linguado e os filés estavam fresquíssimos e fotogênicos!

Decidimos fazer uma cobertura crocante para o peixe. Pistache natural triturado temperado com lemon&pepper. Colocar na forma como uma caminha.

Temperar os filés de peixe com pimenta e lambuzá-los com mostarda Dijon para que o pistache grude e forme uma cobertura.

Não sobrepor os filés de peixe. Cubrir a forma com papel alumínio. Colocar para assar em forno médio e deixar 10-15 minutos de cada lado.

Depois de devorarmos a entrada, partimos para a montagem do prato principal: linguado com mostarda Dijon em crosta de pistache e salada. A salada era bem leve, com pimentões e cogumelos grelhados e folhas verdes: alface, manjericão, hortelã e outros temperos mais.

Depois de terminada a refeição, voltamos a comer a entrada de tomates cereja! Estava irresistível!! Olha essa cor!

Já os vinhos, cumpriram bem seu papel e deram harmonia ao jantar. Nosso eleito foi o rosé francês, Chateau Roudine.

Não demos importância à sobremesa e escolhemos não preparar nada especial. Porém, como ninguém é de ferro, uma barra de chocolate foi devorada durante a sessão fofocas entre amigas…

Mesmo tendo a cozinha como local de encontro e a culinária como atividade principal, nossa pseudo-confraria serviu para nos encontrarmos, colocarmos o papo em dia e passarmos horas divertidas juntas!

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. Suzana Pessini / abr 9 2012 10:42 pm

    Samia, adorei!!! Parabéns! Super abraço, a um novo encontro em Paris!

  2. Cintia A. S. Sevaux / abr 10 2012 9:39 am

    Olá Sâmia, tudo de bom esse encontro!!Os pratos realmente ficaram muito apetitosos!!lindos de viver!! Nada como tirar o atraso das conversas , saboreando esssas delícias!!!
    Bjinhos !!!

  3. lucie alessi / abr 10 2012 12:32 pm

    estava otimo, mas principalmente a cia, nós juntas, sempre alegria .. alegria ! beijoooo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: