Skip to content
abril 16, 2012 / Sâmia

Da série: o que fazer com tanto chocolate da Páscoa? Mais chocolate!

Já falei aqui, num post do ano passado, que ganhei um livro da Cook Lovers e me apaixonei por esta editora. Desde então, faço a maior propaganda dos livros que ela vende. Foi assim que minha mãe acabou comprando um desses livros e, no final de semana pós-Páscoa, me incumbindo de testar alguma receita deles.

Como a Páscoa foi gorda, decidi explorar um pocket book para preparação de… chocolate! Na verdade, mini-trufas. O livro segue o conceito dos outros da editora e é acompanhado de forminhas para preparação dos doces.

A ideia foi preparar algo rápido e simples sem grandes misturas. Então, adaptei a receita básica e comecei minha excursão ao mundo do chocolate.

Para 30 mini-trufas, você vai precisar:

  • 30 forminhas de silicone (as minhas vieram junto com o livro)
  • 250g chocolate amargo (70%) para forrar as forminhas e fazer a “tampa” das trufas

Para o ganache com doce de leite: 150g chocolate amargo, 4 colheres grandes de doce de leite e uma derramada moderada de Amarula

E muita paciência… Confesso que achei muito trabalhoso. No final da preparação, a cozinha lá de casa era puro chocolate!

A receita detalha vááários passos, mas não tenho paciência e fui fazendo meio do meu jeito. Foi o seguinte:

  • derreter todo o chocolate amargo em banho-maria sem encostar o fundo travessa na água fervente – sempre mexendo
  • quando derretido, repousar a travessa quente em uma superfície gelada e continuar mexendo
  • se necessário, caso permaneçam alguns pedacinhos de chocolate inteiros, voltar para o banho-maria e depois superfície gelada de novo – vai ficar bem líquido

  • preencher com uma pequena quantidade do chocolate cada forminha e despejar todo o excesso para a travessa – dar batidinhas para ajudar a escorrer o chocolate excedente
  • colocar na geladeira por alguns minutos para endurecer

  • separar metade do chocolate derretido restante
  • usar uma das metades para preparar a ganache, ali misturar o doce de leite e o Amarula
  • mexer bem até ficar homogêneo

  • completar as forminhas com a ganache
  • cobrir as forminhas com o restante do chocolate derretido e alisar para deixar mais bonitinho (pulei esta etapa!)
  • colocar na geladeira novamente para esfriar

Depois de uma meia hora, as mini-trufas já ficam prontas para comer.

Elas não ficaram brilhosas como aquelas do livro ou mesmo da confeitaria da esquina, pois não “temperei” o chocolate corretamente. Não sou boa nisso!

Mas olha, o gosto ficou delicioso. Sem exageros! E dentro, a trufa ficou cremosinha…

Pode ser uma ótima opção para você servir para amigos como acompanhamento do cafezinho e, ainda, sair daquele lugar-comum de restos de pedaço de ovo de Páscoa.

PS: Se alguém quiser a receita tal qual àquela do livro, me dá um toque aqui no blog ou no Face que eu envio por email…

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Isadora / abr 18 2012 9:51 am

    Não ficaram brilhosos que nem no livro, mas aposto que ficaram muito mais gostosos! Eu adorei! Não sobrou UM pra contar história! =D

  2. Regina Torres / abr 6 2016 10:00 pm

    Eu quero a receita! Por favor envia para contato.reginatorres@outlook.com. Aonde eu compro este livro?

Deixe uma resposta

