Skip to content
junho 6, 2012 / Sâmia

O Bolo do Alemão – e uma promessa a ser cumprida

Não sei se já comentei por aqui, mas tenho uma queda por livrarias… Adoro me perder no meio de páginas de estórias, biografias, guias, fotos… Pois foi na minha última viagem ao Rio de Janeiro – amor eterno àquela cidade – que, finalmente, conheci a Livraria da Travessa. Depois de quase 1 hora vagando pelo espaço, saí de lá com 3 kg de livros para acomodar na bagagem. E um deles vai ser figurinha constante neste humilde blog.

Comprei o livro da Valerie Barrett, Bolo para Todos os Gostos, e me prometi fazer, pelo menos uma vez na vida, TODOS os bolos que ali estão. Nem que o último deles, eu prepare com 100 anos de idade (imagina que bonitinha!).

Então, para inaugurar o livro, perguntei no Facebook qual entre dois bolos era o preferido da galera e o escolhido foi: Bolo de Chocolate Alemão.

Agora, atenção! Como o preparo do bolo requer concentração e possui um passo-a-passo detalhado, melhor seguir a receita direitinho. Caso contrário, suas horas em frente ao forno podem resultar em nada… Mãos à obra!

Ingredientes massa:

115g chocolate amargo

175g manteiga sem sal

300g açúcar refinado

3 ovos batidos

200g farinha de trigo com fermento

1 col chá bicarbonato de sódio

1 pitada sal

250 ml iogurte desnatado

Modo de fazer massa:

1. preaqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel-manteiga o fundo de 3 formas redondas de 20cm de diâmetro (eu utilizei uma única forma de 30cm e deu certo)

2. derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e mexa. Acrescente o açúcar. Tire do fogo e use um mixer para adicionar os ovos aos poucos, em baixa velocidade.

3. Acrescente 50g de farinha, o bicarbonato e o sal, e bata à mão. Coloque o restante da farinha aos poucos, alternadamente com o iogurte. Bata bem por 1 minuto para produzir uma massa homogênea.

4. divida a mistura nas formas e nivele (no meu caso, despeje tudo na forma). Asse por 20-25 minutos, até crescer e ficar firme ao toque (assei por 32 minutos). Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar (quando a massa esfriou um pouco, passei a faca na metade e fiz dois discos).

Ingredientes recheio:

350g leite condensado

175g manteiga sem sal

4 gemas

2 col chá essência de baunilha

200g coco ralado

150g nozes-pecãs picadas grosseiramente

Modo de fazer recheio:

Coloque o leite condensado em uma panela e acrescente a manteiga, as gemas e a baunilha. Cozinhe em fogo médio por 10-12 minutos, sem parar de mexer. A mistura vai engrossar e ficar bem douradinha. Retire do fogo e ponha o coco e as nozes. Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de rechear e cobrir o bolo com ela

* No meu caso, fiz um recheio beeeem gordinho e não sobrou para a cobertura. Então, derreti mais 100g de chocolate amargo, acrescentei uma caixinha de creme de leite e despejei por cima do bolo, fazendo a cobertura. Finalizei com pedaços de nozes-pecãs.

Confesso que me atrapalho um pouco quando os “modo de fazer” são longos e cheios de detalhes, mas se você deixar tudo separado antes de iniciar o preparo, fica bem mais fácil.

Como decidi assar a massa em uma forma só, foi necessário deixá-la mais tempo no forno, para completar o cozimento da massa por inteiro e as bordinhas acabaram queimando um pouco. Nada que não tenha sido corrigido logo em seguida.

Após assada, a massa foi cortada ao meio e recheada. Hummm, o cheirinho nesse momento é tudo de bom! Depois de recheá-la e cobri-la, a indicação era esperar esfriar… Sorry, mas não aguentamos!

O bolo foi parcialmente devorado ainda quente, com a cobertura de chocolate escorrendo por todos os lados. Delícia!!

Bom feriado, pipol! Aproveitem pra comer bastante pois ajuda a esquentar neste frio!

6 Comentários

Deixe um comentário
  1. isadora adler / jun 6 2012 8:41 pm

    ficou perfeito! amo bolo assim recheado e bem gorinho! manda um pedaço para mim!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com

    • Sâmia / jun 8 2012 9:20 am

      Era beeeeem gordinho mesmo, Isa!! Mas no frio que está em POA, pode comer de tudo… Esquenta! Hahaha

      Beijos

  2. Cintia A.S.Sevaux / jun 6 2012 9:04 pm

    Sâmia que perdição esse bolo…dá vontade de invadir a tela…. a combinação de coco com pecãs deve ficar muito boa…e eu também não esperaria esfriar não…rsrsrsrs
    bjinhos e bom feriado!!!

    • Sâmia / jun 8 2012 9:21 am

      Cíntia, quem consegue esperar bolo esfriar?! Impossível neh?

      Realmente, a mistura leite condensado, coco e pecãs ficou delicinha!

      Beijos

  3. Isadora _ cobaia / jun 12 2012 5:56 pm

    Esse bolo, com toda a certeza, foi o melhor até agora! Só não ganha das cookies com leite condensado que vão ser minha paixão eterna! ehehehehe

  4. Aila / jun 16 2012 9:00 am

    good encouraging comment, keep it up.http://www.tecladoonline.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: