Skip to content
agosto 9, 2012 / Sâmia

Inverno combina com risoto – e risoto combina com queijo e cogumelo!

A rotina de viagens a trabalho fez com que eu me afastasse, demasiadamente, do blog. Me desculpem queridos! Enfim, depois da explicação, vamos ao que já está em falta neste espaço: receitas!!

Como aqui no sul, quando é frio é muito frio, risotos e massas vão muito bem para, além de alimentar, aquecer os famintos. Por isso, numa noite dessas, para preparar uma jantinha especial, escolhi um risoto de queijos que é bem facinho de fazer.

O jantar era para dois, mas a quantidade que preparei alimentaria o dobro facilmente: 2 ½ xic de arroz arbóreo, meia cebola, manteiga, azeite de oliva, uma bandeja (300g) de cogumelos paris, vinho branco seco, creme de leite fresco, queijo parmesão e queijo emental em pedaços, caldo de legumes e temperos a gosto (sal, pimenta e alecrim)

Risoto é fácil de preparar, mas exige atenção. Então, abra um vinho, coloque uma música que você gosta e comece a mistura. Para facilitar a vida, deixe os ingredientes prontos para serem despejados na panela: cebola picada, manteiga fora da geladeira, cogumelos cortados em 4, queijos em pedaços pequenos, temperos separados… Frite a cebola na manteiga e um pouco de azeite, acrescente o arroz e deixe fritar por um minuto, despeje o vinho e espere o álcool evaporar. Separadamente, refogue cogumelos na manteiga, tempere e deixe a água secar um pouco, então, adicione ao arroz. Comece a misturar o caldo e mexa sempre, de forma firme e contínua. Você vai seguir adicionando o caldo e mexendo até achar que o arroz está cozido – o processo dura de 16 a 20 minutos. Prove e tempere a seu gosto. Quando o arroz estiver cozido, retire do fogo e acrescente 2 col de sopa de creme de leite fresco. Depois, despeje os pedaços de queijo e mexa até se integrarem no risoto.

Para dar uma leveza no prato, que é bem consistente, decore o prato com uma saladinha verde, temperada com sal, pimenta, limão e azeite.

E peça para seu chéri, ou faça você mesma, abrir um bom vinho para acompanhar este prato. Neste caso, escolhemos um Gran Tarapaca Cabernet Sauvignon que combinou perfeitamente com os queijos do risoto.

PS: A última foto foi modificada pelo filtro do Instagram. Se vocês curtem este aplicativo e quiserem me seguir por lá, meu username é samitorresini.

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. Cintia A. S. Sevaux / ago 9 2012 8:50 pm

    Hummm… Risoto é bom demais né… no friozinho, com um vinho então, fica perfeito!!!

  2. Bianca beloqui / ago 12 2012 12:56 pm

    Estou testando a receita pro dia dos pais, mas sou uma negação na cozinha!!! Faltou dizer quanto de vinho é pra colocar na receita, e que água do champignon se é só manteiga e champignon?? Que tanto caldo pra colocar dps no arroz??? To muito perdida, acho que vou ter que acabar pedindo tele entrega, mas valeu a tentativa! Heuheuhe

    Beijinhos

    • Sâmia / ago 13 2012 9:12 am

      Oi Bianca!!!

      Atrasado, mas vou esclarecer para tu preparar numa próxima vez…

      O vinho tu coloca a gosto, mas um copo tá ótimo. O cogumelo, ao ser fritado, solta muita água, então é bom deixar secar um pouco para o risoto antes de misturar ao arroz. A base de preparo do risoto é arroz e caldo para deixá-lo na consistência úmida, por isso, tem que mexer e acrescentar caldo sempre (caldo de legumes fica bom nessa receita!).

      Bianca, risoto não tem muito mistério, mas é trabalhoso, pois exige que a “cozinheira” fique o tempo todo na frente do fogão mexendo a mistura.

      Se ainda não ficou esclarecido, volta a me contatar que eu te ajudo!!!

      Beijos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: